Instituto Terra Meio Ambiente e Inclusão Social

“A semente plantada, bem cuidada e germinada dá bons frutos”

O instituto Terra Meio Ambiente e Inclusão Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2009 por um grupo de empresários.
Pelos princípios solidários e pelo resgate da cidadania, o objetivo do IT+ é fomentar o desenvolvimento sustentável, constituindo programas de inclusão social e educação que favoreçam o desenvolvimento das comunidades e a cultura de preservar o meio ambiente.

Um pouco mais sobre nós

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável, através das atividades de educação ambiental, inclusão social e resgate da dignidade humana.

Visão

Realizar atividades direcionadas à inclusão social das comunidades, zelando pela excelência, eficiência e eficácia, promovendo a transformação socioambiental de São Paulo.

Valores

Valorização do compromisso ético; Responsabilidade social; Respeito, transparência, excelência e determinação com os preceitos básicos da cidadania e liberdade de expressão; Solidariedade.

Projetos já realizados.

  • Oferecer programas e atividades sócio educacionais, culturais e esportivas, como garantia de direitos à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
  • Incentivar e implementar projetos de emprego e renda a partir da reciclagem e reutilização de materiais descartados como lixo.
  • Articular-se com organizações públicas, privadas e da sociedade civil no desenvolvimento  de serviços que proponham soluções criativas e de destacada competência técnica aos desafios ambientais.

Já foram realizados alguns programas que atenderam mais de 1.500 crianças, adolescentes e jovens no bairro de Vila Bela, em São Mateus, na zona leste de São Paulo, como por exemplo:

  • Uma oficina de artesanato que desenvolve produtos através da reutilização de tecidos, vidros, papeis e plásticos.
  • Um programa que procura valorizar as tradições presentes na cultura afro-brasileira como a dança, cantos e a ginga, desenvolvendo habilidades psicomotoras e cognitivas. Os chocalhos são garrafas pet recicladas e são realizados eventos para apresentações.
  • Voltado para adolescentes, oferece reforço escolar de língua português, ajudando no desenvolvimento e na diminuição do analfabetismo funcional, além de estimular o raciocínio, contribuindo na formação intelectual. 
  • Voltado para crianças, também atua no estímulo a leitura e alfabetização de forma lúdica, resgatando o prazer de aprender.

A oficina de música que utiliza material reciclável para criar instrumentos musicais de baixo custo. O objetivo é desenvolver o conhecimento teórico-prático da música e dos instrumentos de percussão e de corda. Contou com uma banda de 40 alunos que se apresentaram em eventos, com oficinas realizadas em escolas públicas, parques e outras ONG’sapibus leo.

O programa ensina crianças e adolescentes a utilizar computadores, softwares e a internet de maneira prática e objetiva. Ministrada por um professor especializado, noções de tecnologia são ensinadas para o desenvolvimento de novas competências, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Por fim, o projeto se originou da necessidade de transformar a realidade educacional, formando cidadãos conscientes de seu papel perante a sociedade, desenvolvendo valores e princípios fundamentais para um convívio social em harmonia, trazendo perspectiva da chance de um bem-estar, qualidade de vida e satisfação em realizar sonhos!

Parceiros